Hipertensão Arterial também é um inimigo silencioso na Medicina Veterinária
Nossos pets também podem desenvolver Hipertensão Arterial, como nós, porém os sinais e as complicações podem ser ainda mais silenciosos.
Na verdade, temos dois grandes problemas em relação a Hipertensão Arterial na Medicina Veterinária, pois além da aferição de pressão arterial ainda não ser amplamente difundida nas avaliações clínicas de pequenos animais, nossos mascotes também não conseguem nos “dizer” o que estão sentindo, dificultando ainda mais seu reconhecimento.
Algumas doenças, como Hipertireoidismo, Hiperadrenocorticismo e Diabetes Mellitus podem causar Hipertensão Arterial, porém a principal causa ainda é a Doença Renal.
Mas existem cuidados que devem ser tomados, antes de afirmarmos que o paciente é hipertenso:
- Alguns cães e gatos sofrem com a “Síndrome do Jaleco Branco”, que corresponde a um quadro hipertensivo decorrente do estresse causado pela visita ao Médico Veterinário. Portanto a aferição de pressão deve ser realizada após ambientação do paciente no consultório e antes de qualquer medida que possa gerar estresse, como a coleta de sangue.
- A constatação de uma aferição de pressão acima do normal também não é diagnóstica, e sim a persistência de valores aumentados em avaliações seguidas.
Nas Doenças Renais, a Hipertensão Arterial pode ser tanto causa como consequência, ou seja, a Doença Renal pode induzir aumento da pressão, como a pressão constantemente aumentada pode induzir lesão nos rins.
Por isso, a avaliação minuciosa da função renal é de extrema importância em pacientes com Hipertensão Arterial. Além disso, também há outros órgãos que são diretamente afetados pelo aumento da pressão, como o coração, cérebro e olhos.
Portanto, realize avaliações periódicas com seu clínico geral de confiança, e caso seja verificada a Hipertensão no seu pet, leve a um Nefrologista competente para uma avaliação adequada, pois o controle da pressão arterial é fundamental para manter a saúde dos rins.
#hipertensao #pressaoalta #hipertensaoveterinaria #cao #gato #nefrologiaveterinaria #doencarenalcronica #sindromedojalecobranco #caohipertenso #gatohipertenso #afericaodepressaoveterinaria #DRC #Hipertensaoarterial